Resultado de exames

placeholder
Dicas

Doenças de cães e gatos: há diferença nos cuidados a saúde?

O cão e o gato são animais fascinantes, cada qual com suas peculiaridades e necessidades próprias — tanto em relação ao comportamento animal quanto aos cuidados que devemos ter com eles. Apesar de se assemelharem em muitos aspectos, precisam de um tratamento diferenciado. As doenças de cães e gatos fazem parte desses cuidados que devem ser tratados com distinção.

Sendo assim, neste artigo vamos esclarecer as principais diferenças quanto aos cuidados com os nossos adoráveis pets. Continue a leitura e confira!

Temperamento

Quem já teve o prazer de ter um gato e um cachorro sabe que, apesar de diferentes, são animais incríveis e encantadores.

O gato com seu jeito mais contido e uma personalidade muito forte — mas nem por isso menos afetuoso! — tem seu magnetismo todo próprio que apaixona qualquer um. Já os cães são mais expansivos e dependentes do ser humano, mas também extremamente cativantes e amáveis.

Exercícios

Diferentemente dos gatos, os cães necessitam de uma maior atenção quanto aos exercícios físicos. Os cães devem fazer passeios diários que evitarão a obesidade, entre outras doenças decorrentes do sedentarismo.

Esse é um fator que faz com que muitas pessoas optem por adotar gatos, visto que não há uma necessidade rígida nesse sentido. Entretanto, a maioria dos veterinários aconselha os donos de felinos a brincar bastante com seus pets para, dessa forma, também evitar o sedentarismo e por consequência a obesidade.

Alimentação

Alimentação de gatos e cachorros também ocorre de forma distinta. A começar pela frequência das refeições.

Os gatos a partir de um ano se alimentam sempre que sentem necessidade, por isso é comum que os donos mantenham seus potes com comida. No entanto, os animais obesos precisam de um controle maior quanto à alimentação, recomendando-se três refeições ao dia.

Os cães, por sua vez, devem ser alimentados com duas refeições diárias, apesar de alguns tutores oferecerem a seus pets apenas uma refeição. Essa prática, contudo, não é recomendável, principalmente por ocasionar a torção gástrica —  que, em muitos casos, é fatal.

Doenças de cães e gatos

Muitas doenças ocorrem em ambas as espécies, porém devem ser encaradas de forma distinta, com tratamentos e medicamentos diferenciados. Confira quais são as mais comuns:

Doenças mais comuns em gatos

Doença renal

O gato, de uma forma geral, tem tendência a ter problemas renais. Por isso, devemos ter muitos cuidados quanto à sua alimentação, evitando excesso de corante e sal. Ao mesmo tempo devemos oferecer muita a água ao felino, espalhando-a em muitos potes pela casa. Apesar de ocorrer mais em felinos idosos, pode acontecer em qualquer idade.

Câncer

Embora seja uma doença grave, nem sempre resulta em morte. Existem vários tipos de câncer entre os felinos, mas mais comuns são os de pele e os linfomas.

Micoplasmose felina

É causada por um tipo de bactéria que ataca as hemácias (glóbulos vermelhos) do sangue. Geralmente ocorre pela transmissão do agente por meio da picada da pulga no hospedeiro. A consequência é a anemia.

Doenças mais comuns em cães

Cistite

Os cães mais propensos à cistite são os idosos, com o sistema imunológico enfraquecido, e fêmeas adultas após o cio. Os sintomas mais comuns são urina em excesso e com mais frequência, acompanhada de um forte odor e, muitas vezes, contendo sangue. O ato de urinar provoca dores no animal, sendo um sinal para o dono.

Otite

Alguns cães têm muita propensão a desenvolver otite, o que causa muita dor e desconforto. É facilmente percebido pelo dono por alguns sinais como coceira, forte odor e muita secreção.

Doença do carrapato

A doença do carrapato acomete o cão de duas formas: a erliquiose e a babesiose – ambas transmitidas pelo carrapato marrom. Daí a importância de tratamentos preventivos contra o carrapato.

Apesar de ambos os animais serem acometidos por doenças similares, como a obesidade, doenças renais, alergias, depressão, verminoses decorrentes de infestações de pulgas e carrapatos, para cada espécie existe um tratamento específico a ser adotado.

Gostou deste artigo sobre doenças de cães e gatos e as diferenças de cuidados com as duas espécies? Que tal continuar conosco e saber mais sobre depressão animal?

E-mail

Duvidas, elogios e reclamações

Trabalhe conosco

Imprensa

Telefone

Unidade Osasco

Unidade Carapicuíba

Unidade São Paulo

Whatsapp

Clique em um número e você será redirecionado para o whatsapp de nossa equipe de atendimento!

Unidade Osasco

Unidade Osasco

Unidade Carapicuíba

Unidade São Paulo